sexta-feira, 16 de agosto de 2013

5S - Housekeeping







5S” é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:








SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
SEIRI: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.
SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

Abaixo alguns exemplos de resultados:



Aplicação: No mês de julho de 2013 acompanhado dos irmãos Marcelo Santos da Franca, Isaac Francelino e Diego Sampaio, obreiros da ADSM Jd. 3 Marias, aplicamos esta excelente ferramenta em uma área de nossa igreja onde acumulávamos diversas coisas amontoadas (materiais de construção que sobraram das reformas, latas de tinta com sobras, produtos de limpeza, e bastante coisa inútil). Pena que não fotografamos para registro porém gastamos cerca de uma noite inteira para selecionar, jogar fora o que não prestava e arrumar e local apropriado para o restante. O local ficou com outra "cara", bem melhor para quem olhasse e dando um aspecto de organização.
Muitos podem dizer que talvez isto não acrescente, porém creio que além desta oportunidade de servir ao Senhor, a aplicação desta ferramenta pode trazer à quem entrar em nossa igreja hoje e passar por este local a sensação de zelo. O que de certa forma é uma maneira de atrair a atenção das pessoas, dando espaço para que o Espirito Santo através do louvor e da pregação da palavra convença as almas.

Deus vos abençoe

Pb. Paulo Valadão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário